segunda-feira, 4 de março de 2013

A História dos Sites de Redes Sociais: O SixDegrees



Os BBS

Fig.I - Mapa de ligações para o funcionamento de um BBS.
SYSOP refere-se ao operador de sistema, ou seja, o dono do BBS.
   A interação social através de computadores data o seu início a 1971, quando o primeiro email é enviado, entre dois computadores, situados um ao lado do outro. Em 1978 surgem os BBS (Bulletin Board Systems) permitindo aos utilizadores trocarem informação, através da linha telefónica (Fig. I), em “placares” online. Estes foram os precursores diretos dos modernos fóruns online e a todos os meios de interação social informática.

O SixDegrees
  De acordo com a definição por mim acima apresentada o primeiro SRS, reconhecível como tal, surgiu em 1997, o SixDegrees.com (Fig. II). Este site permitia aos utilizadores criar perfis, apresentar listas com os seus amigos e, a partir de 1998, navegar as listas dos seus contactos. Não que estas funcionalidades não existissem, de alguma outra forma, antes do SixDegrees, os perfis já existiam na maioria dos sites de encontros e de comunidade, o Classmates.com permitia ao utilizador afiliar-se a um estabelecimento de ensino frequentado e procurar outros que partilhassem da mesma afiliação, no entanto, carecia da funcionalidade de criar perfis ou listar amigos. O SixDegrees foi o primeiro a combinar todos estes elementos.

Fig.II - Logo do sixdegrees.com
  O SixDegrees foi promovido como uma ferramenta de ajuda à ligação e comunicação de pessoas. Apesar de ter atraído milhões de utilizadores não se conseguiu tornar num negócio sustentável e, em 2000, o site fechou. O seu fundador, Andrew Weinreich, em restrospetiva, acredita que o SixDegrees estava simplesmente à frente do seu tempo, apesar de as pessoas estarem a aderir à internet, a maioria não dispunha de extensas redes de amigos que também a utilizassem regularmente. Os utilizadores da altura queixaram-se de que pouco mais havia para fazer para além de aceitar pedidos de amizade, sendo que a maioria não estavam interessados em conhecer estranhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário